Aplicativo de Delivery: Por que meu negócio precisa de um cardápio digital?
Não importa o tamanho da sua empresa, criar e manter um diferencial competitivo além de ser indispensável, significa se adaptar ou ficar para trás, ainda mais em tempos de crise, onde uma atitude não tomada pode ser o fim!
O serviço de entrega ao cliente aumentou com a pandemia e logo conquistou todo mundo. Afinal, quem não gosta de receber seus pedidos no conforto de casa?
Não é à toa que os apps com esse tipo de serviço não apenas registraram crescimento em 2020, como se consolidaram como um importante canal de vendas para lojistas em todo o mundo.
A pesquisa realizada pela Delivery Much, por exemplo, apontou que houve um crescimento de 155% de novos usuários via delivery e um aumento de 3,95% no ticket médio dos pedidos feitos nesta modalidade, entre o período de março a abril de 2020.
O crescimento do delivery é incontestável. Mas fica tranquilo que ainda há um enorme espaço nesse mercado e um leque de oportunidades para quem quer apostar nesse setor.
Infelizmente, não existe uma fórmula mágica, mas sim muito trabalho duro e, claro, nossas dicas estratégias que vão te ajudar a alavancar o número de pedidos no seu Delivery!
Está pronto? Então leia com atenção nossas dicas para sair daqui pronto para turbinar seu negócio.
A primeira de todas é: Crie um aplicativo de delivery para seu negócio!
Os aplicativos de delivery e vendas são os queridinhos na nossa Plataforma Flipgo e, sem dúvida, a principal razão para esse sucesso entre os empreendedores é que ele agrega uma série de funcionalidades estratégicas para o negócio.
Engana-se quem pensa que a grande procura por esse tipo de ferramenta é apenas por causa do momento delicado da pandemia. Ao contrário, um app atrai pela comodidade, praticidade, segurança e custo que oferece aos seus usuários.
E pelo lado do dono, em função da facilidade no gerenciamento, contato, programas de fidelidade e informações estratégicas para tocar o negócio. (Você pode conferir outras dicas no artigo 5 razões para seu negócio ter um Aplicativo)
Além da possibilidade de rastrear a entrega e acompanhar o status do pedido que é ótimo para ambos os lados, né?!
Imagina ter que ficar falando com alguém toda hora pelo whats para saber como está o pedido? ou ficar recebendo diariamente mensagens de bom dia e fotos no WhatsApp da empresa? Acredite, tem gente que faz isso. É impossível!
O momento é agora! Seja você cliente antigo ou iniciante no mundo digital, as dicas que separamos são essenciais para sua estratégia de marketing e vendas e vão te ajudar a melhorar os números do seu delivery.
Como já falamos acima, ter o próprio aplicativo já é um baita diferencial, mas um app sozinho, não faz milagre. Por isso, separamos aqui mais 7 principais dicas estratégicas para você aplicar no delivery do seu negócio:
- Gere engajamento: Estar presente nas redes sociais é essencial para que você crie uma comunicação com seus clientes. Mas como existem vários canais no mercado, uma boa dica é: procure conhecer o cliente, identificar as redes em que ele está presente e, então, saberá qual estratégia faz mais sentido para o seu negócio na hora de oferecer e divulgar seus produtos.
- Crie promoções irresistíveis, mas procure sempre manter a qualidade dos produtos. As pessoas são atraídas por ofertas que têm custo-benefício. Estrategicamente, você pode lançar promoções e descontos nos horários de menor movimento ou em peças que não tem muita saída para ou ainda, em lançamentos, como forma de validar um determinado produto com o cliente.
- Atente para a Demanda: Não vai adiantar nada você investir em marketing e ter um app incrível se não conseguir dar conta de atender os clientes. A dica de ouro é: estruture uma equipe para atender bem e com eficiência todos os canais em que sua empresa esteja presente. O atendimento é o cartão postal do seu negócio!
- Invista em mídia paga: Apesar de sermos totalmente favoráveis e incentivadores da presença digital de forma orgânica, onde é possível enxergar o “valor agregado” de cada seguidor, o fato é: se você quer o que o seu serviço chegue cada vez mais rápido e em mais pessoas é indispensável utilizar-se das mídias pagas.
Atenção! Investir em mídia e não medir os resultados é mesmo que nada. Por isso, uma ótima dica para você que já tem um site é a ferramenta do Google Adwords, aliado essencial para que sua página web esteja entre os primeiros links de resultados das buscas. Mas se você está começando, um ótimo meio pode ser o próprio Facebook, através do FaceAds, que vai te ajudar a segmentar o público para atrair e levar o cliente ideal até você.
Esteja no Google Meu Negócio: Pode parecer besteira mas além da ferramenta te ajudar a rankear no site de busca, permite ainda que você seja encontrado de forma rápida e consistente por seus clientes atuais e novos. Eles podem também avaliar seu negócio, conferir endereço, ver horário de funcionamento, entre várias outras opções.
Pense aqui comigo, se você quer conhecer um novo lugar, mas só se recorda do nome que seu colega falou, onde irá buscar por mais informações? A chance de você optar pelas redes sociais é muito baixa, já que muitas delas utilizam outros caracteres no nome de usuário para se distinguir das demais. Além do mais, o google meu negócio é uma ferramenta gratuita e adotá-lo como estratégia não trará nenhum prejuízo, ao contrário, você será encontrado por todos, até por quem não está procurando você.
- Tire boas fotos: Quando dizem que nós comemos com os olhos, não é apenas um dito popular, é a pura realidade. Quem nunca deixou de comprar algo apenas pela aparência, que atire a primeira pedra. Produzir imagens de qualidade podem te ajudar a atrair os clientes. E isso vale também para ações offline, como os cardápios que são entregues no seu estabelecimento, catálogos de moda, panfletos e também os posts do seu perfil nas redes sociais e no app.Acredite: Uma imagem diz muito sobre você. E quando falamos de clientes, todas as impressões subjetivas (amadorismo, profissionalismo, cuidado estético, desleixo, bom ou mau gosto), induzem a um julgamento ainda mais sério: sua empresa tem credibilidade diante dos olhos dele? Eis a grande questão!
- Atente para a equipe de entrega: O último ponto, mas não menos importante, é fidelizar o cliente. Isso mesmo! Você não leu errado, quando o assunto é serviço de entrega, podemos dizer que há uma linha tênue entre qualidade do delivery e fidelização dos clientes.Quem gosta de ficar horas esperando por um pedido ou receber a encomenda toda desajustada e mal embalada? Dá até arrepios… Não é por menos que as grandes empresas de E-commerce estão investindo pesado nesse ponto, buscando otimizar o tempo de espera do produto e a forma como ele chega até o cliente.Se os entregadores são funcionários da sua empresa, a dica é: invista em capacitação, embalagens de qualidade e até mesmo em programas de “recompensa” para as melhores entregas. Nada que saia muito do seu orçamento, claro! Se o caso for contratar serviço de entrega terceirizada, a estratégia é quanto mais melhor. Ter mais motoristas de entrega disponíveis para seu negócio, pode facilitar a expansão geográfica de atendimento, sem prejudicar o tempo de espera do delivery.
Em resumo, oferecer a melhor experiência de compra para o cliente, esteja ele em casa ou no seu estabelecimento, vai te ajudar a alcançar melhores resultados. Pois a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.
Lembre-se: foguete não tem marcha ré! A forma de comprar mudou, o cliente mudou e o mercado digital está em constante ascensão. Se o seu negócio ainda não oferece uma versão online e mobile ou não está na net, é hora de repensar suas estratégias de marketing e vendas, PRA ONTEM!